Como lidar com a Volatibilidade do Mercado Forex


Guia de Sobrevivência em mercados instáveis

Existe uma expressão, que agora se tornou clichê, que diz:
“A Tendência é sua amiga”. Outro clichê também usado na negociação é “compre o rumor e venda a notícia”. Não quero que este artigo seja sobre clichês, mas o objetivo é dar ao leitor uma perspectiva psicológica sobre a negociação de mercados voláteis.

O que é a volatibilidade do mercado?

Volatibilidade do mercado consiste em movimentos maiores do que os normais, que criam maiores oportunidades para lucros e perdas. A maioria dos traders com quem me deparo geralmente tem uma luta pelo poder com os mercados. Eles querem ganhar todas as posições e, em tempos de alta instabilidade, essa luta é ampliada. Aqui, gostaria de deixar algumas dicas que aprendi com traders sobre como negociar em mercados voláteis.

Mantenha a calma e continue

Se é um adepto de corridas de carros, pode comparar mercados voláteis a assistir a uma corrida de Fórmula 1. Há muito barulho, emoção e adrenalina no ar. Tudo é amplificado durante períodos de instabilidade. Durante esses tempos, como trader, uma das coisas que o ajudará é manter-se calmo. Um trader master disse-me uma vez que, ao reduzir o tamanho da sua posição, até metade do que normalmente negociaria, permite-lhe gerir melhor o risco. Também me disse que: “A humildade e a aceitação de que você não controla o mercado ajudam a gerir o risco em vez do ego, o orgulho e o facto de que alguém está a ganhar mais dinheiro do que você”.

Posicione-se e coloque as suas posições com astucia

Quem usa stops ou trailling stops, é bastante mais prudente do que quem entra sem plano de saída ou gestão de risco. Um conselho geral de traders bem sucedidos é colocar as margens maiores do que você normalmente faz. Falando de processamento de números, uma maneira de fazer isso é dobrar a distância do seu stop, embora isso duplique o risco. No entanto, se você também reduzir o volume da sua posição para metade, você estará no seu perfil de risco normal.

Capitalize em grandes oscilações de preço

Não se trata apenas de gerir o risco de perda. Há também outro lado do espectro, onde a lucratividade pode ser aumentada. Quando há grandes movimentos de preço e você toma medidas corretas de risco, você pode ir lá e aproveitá-las, sem ser muito ganancioso. Os mercados voláteis tendem a mover-se mais rápido e mais longe do que os mercados normais, por isso, se a sua trade está a funcionar, não a feche prematuramente. Uma das estratégias que alguns traders utilizam é fechar uma parte da posição para garantir lucros e deixar a outra parte da posição a rodar o mais longe que puder.

Crie uma estratégia de negociação sólida

Outra característica de um mercado volátil é que ele muda de direção muito rapidamente. Por isso mesmo, a aceitação do “medo” e “ganância” é vital. O momento em que você começa a perseguir o mercado é o momento em que cai na armadilha, e é aí que tudo cai por terra. O truque é aceitá-lo e reagir rapidamente. No entanto, isso é mais fácil falar do que fazer. O verdadeiro truque é ter um plano de negociação ou estratégia de negociação para mercados voláteis e cumpri-lo. “Plan your Trade and Trade your Plan. Outro clichê, mas muito bem aplicado a esta condição de mercado.

Controle o risco em momentos de incerteza

Nos próximos meses, haverá períodos de volatilidade e alguns períodos de extrema instabilidade.
Espero que este artigo tenha lhe dado algumas dicas sobre como gerir as suas emoções, negociações e estratégias para negociar com eficiência sob estas condições de mercado.

Votos de Muito Sucesso! E lembre-se, mantenha a calma!

 


Deixe um comentário


Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos